Pular para o conteúdo principal
Agronomia e Engenharia Ambiental

Qual faculdade escolher: Engenharia Ambiental ou Agronomia?

Ambas as áreas estão relacionadas ao meio ambiente, mas com enfoques e abordagens diferentes

Por portal.agricultura. Publicado em 06/08/2021 às 14:51 - Atualizado em 21/06/2023 às 10:29

Pesquisadora usando um microscópio

A escolha entre Engenharia Ambiental e Agronomia depende dos seus interesses, habilidades e objetivos profissionais. Ambas as áreas estão relacionadas ao meio ambiente, mas com enfoques e abordagens diferentes. Aqui estão algumas informações que podem ajudar na sua decisão:

Engenharia Ambiental:

  • A Engenharia Ambiental é voltada para a proteção e preservação do meio ambiente, buscando soluções para minimizar os impactos negativos causados pelas atividades humanas.
  • Os engenheiros ambientais trabalham com questões como controle da poluição, gestão de recursos naturais, tratamento de água e efluentes, planejamento e desenvolvimento sustentável, avaliação de impacto ambiental, entre outros.
  • A Engenharia Ambiental é mais voltada para o aspecto técnico e engenharia, com ênfase em tecnologias e soluções para resolver problemas ambientais.

Agronomia:

  • A Agronomia é uma área mais voltada para a produção de alimentos, cultivo de plantas, manejo do solo, melhoramento genético, práticas agrícolas, entre outros aspectos relacionados à agricultura.
  • Os agrônomos trabalham no desenvolvimento de técnicas de cultivo, manejo integrado de pragas e doenças, nutrição das plantas, conservação dos recursos naturais, melhoramento de culturas, planejamento rural, entre outras áreas.
  • A Agronomia envolve tanto o aspecto técnico quanto científico, abrangendo conhecimentos em biologia, química, genética, gestão agrícola e agronegócio.

Ambas as áreas oferecem oportunidades de carreira e contribuem para a sustentabilidade e preservação do meio ambiente, cada uma com seu foco específico. Para decidir entre Engenharia Ambiental e Agronomia, é importante considerar seus interesses pessoais, aptidões, valores e objetivos de carreira. Você pode pesquisar mais sobre o currículo dos cursos, as áreas de atuação profissional, as oportunidades de trabalho em sua região e conversar com profissionais das áreas para obter mais insights e tomar uma decisão informada.

Palavras-chave
agronomia
engenharia ambiental

Notícias