Pular para o conteúdo principal
Soja

Quais são as principais doenças de soja?

Desafios no cultivo da soja

Por portal.agricultura. Publicado em 06/08/2021 às 15:30 - Atualizado em 21/06/2023 às 08:46

soja

A soja, assim como outras culturas agrícolas, está sujeita a diversas doenças causadas por fungos, vírus, bactérias e nematoides. Aqui estão algumas das principais doenças que afetam a soja:

  1. Ferrugem da soja (Phakopsora pachyrhizi): É uma doença fúngica altamente destrutiva que causa manchas de ferrugem nas folhas, caules e vagens da planta. Pode resultar em perda significativa de produtividade se não for controlada.

  2. Mancha-alvo (Corynespora cassiicola): Causada por um fungo, essa doença provoca manchas circulares de cor marrom nas folhas, caules e vagens da soja. Pode reduzir a capacidade fotossintética da planta e afetar o enchimento dos grãos.

  3. Pústula bacteriana (Xanthomonas axonopodis pv. glycines): É uma doença bacteriana que causa pústulas ou lesões necróticas nas folhas, pecíolos e caules da soja. Pode levar a uma redução da área foliar e diminuição da produtividade.

  4. Podridão radicular de Phytophthora (Phytophthora sojae): É uma doença causada por um fungo que afeta principalmente as raízes da soja, causando apodrecimento e morte das plantas jovens. Em estágios avançados, pode causar amarelecimento e murcha das folhas.

  5. Nematoides de cisto da soja (Heterodera glycines): Os nematoides de cisto são pequenos vermes que parasitam as raízes da soja, formando cistos que prejudicam a absorção de nutrientes pelas plantas. Podem causar perdas significativas na produção.

  6. Vírus do mosaico da soja (SMV) e vírus do enrolamento da soja (Soybean mosaic virus): Esses são dois dos vírus mais comuns que afetam a soja. Eles causam sintomas de mosaico nas folhas, deformação das vagens e redução do rendimento.

É importante destacar que a prevenção e o controle dessas doenças envolvem práticas como o uso de sementes sadias, rotação de culturas, adoção de técnicas de manejo integrado de pragas e doenças, bem como o uso de produtos fitossanitários adequados, quando necessário. Recomenda-se consultar especialistas agrícolas e pesquisas atualizadas para obter informações específicas sobre o manejo de doenças da soja em sua região.

Notícias