Pular para o conteúdo principal
Agronomia

Disciplinas da Agronomia

As principais disciplinas da agronomia estão listadas

Por portal.agricultura. Publicado em 06/08/2021 às 15:33 - Atualizado em 21/06/2023 às 09:58

A Agronomia é uma área multidisciplinar que engloba diversas disciplinas. Aqui estão algumas das principais disciplinas estudadas no curso de Agronomia:

  1. Botânica Agrícola: Estuda as características, classificação, reprodução e manejo de plantas cultivadas.

  2. Química Agrícola: Aborda os princípios químicos aplicados à agricultura, como a composição do solo, fertilizantes, defensivos agrícolas e análises laboratoriais.

  3. Fisiologia Vegetal: Examina os processos fisiológicos das plantas, como crescimento, desenvolvimento, fotossíntese, respiração, transpiração e resposta a estresses ambientais.

  4. Genética e Melhoramento Vegetal: Estuda os princípios genéticos aplicados à agricultura, incluindo técnicas de melhoramento genético de plantas cultivadas.

  5. Fitopatologia: Enfoca o estudo das doenças das plantas, suas causas, sintomas, métodos de diagnóstico e estratégias de controle.

  6. Entomologia Agrícola: Trata do estudo dos insetos e outros artrópodes que afetam a agricultura, abrangendo sua biologia, identificação, danos e métodos de controle.

  7. Edafologia: Dedica-se ao estudo do solo, incluindo sua formação, classificação, características físicas, químicas e biológicas, bem como sua fertilidade e manejo.

  8. Agrometeorologia: Analisa a influência do clima na agricultura, incluindo o estudo dos fenômenos climáticos, previsão do tempo e sua relação com as culturas.

  9. Economia e Administração Rural: Aborda os princípios econômicos aplicados à agricultura, incluindo aspectos de gestão, planejamento, comercialização e políticas agrícolas.

  10. Mecanização Agrícola: Estuda os equipamentos, máquinas e tecnologias utilizadas na agricultura, incluindo o manejo de maquinário agrícola.

Essas são apenas algumas das disciplinas estudadas no curso de Agronomia. Dependendo da instituição de ensino, podem haver variações e outras disciplinas específicas de acordo com a ênfase escolhida pelo estudante, como Agroecologia, Irrigação, Agricultura de Precisão, entre outras.

 

Palavras-chave
disciplinas da agronomia

Notícias